Seguidores

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Tutorial: Como fazer um Kimono simples / How to sew a simple Kimono


Hi dolls!
Há pouco tempo comecei a costurar umas pecitas de roupa. Fiz esta blusa inspirada nos anos 20 e art deco, e fiz esta saia com suspensórios removiveis. Ontem passei na loja dos tecidos e apanhei este retalho lindissimo a apenas 1,95Eur! Com ele só podia fazer uma coisa: UM KIMONO!!! Acreditem que são a coisa mais fácil de fazer, e por isso hoje trago-vos um tutorial em imagens. Espero que compreendam cada passo, é bastante simples, mas se tiverem alguma dúvida não hesitem em perguntar :)



1º - A primeira coisa a fazer é dobrar o tecido de forma a criar um rectangulo.


2º - Depois de dobrado, com uma fita métrica vamos medir o rectangulo, e terá de ter estas medidas que vêem na foto em cima. 115cm de comprimento, e 73cm de altura.
Na imagem todas as linhas vermelhas significam as areas onde vamos CORTAR tecido.



3º - A primeira zona a cortar é a zona do decote de forma a criar um espaço para a cabeça entrar. Não há uma medida, cortem com a profundidade que mais gostarem. Em V em U, é como quiserem!





4º - A segunda zona a cortar é na zona dos braços. Para isso vamos colocar uma fita métrica ao longo da bainha inferior e com uma agulha marcar 30cm para lá, tanto do lado esquerdo como do lado direito (IMAGEM DO MOLDE EM CIMA). De seguida, vamos marcar 36cm na vertical a partir do ponto onde deixámos a agulha, tanto do lado direito como do lado esquerdo. Depois de marcadas estas medidas vamos cortar até ao ponto dos 36cm. (IMAGEM DO MOLDE EM CIMA)


5º - E antes de fazermos mais cortes vamos costurar todas as bainhas do kimono.


6º - Depois de costuradas as bainhas, o nosso tecido vai parecer algo deste género. A única bainha que não fizémos foi a dos braços, onde cortámos com a tesoura anteriormente.


7º - Voltando a estes cortes, vamos cortar um circulo com +- 6cm de diametro. Estes circulos são para se usar um cinto à cintura.



8 º - De seguida vamos costurar a bainha destas zonas que faltam. A bainha é feita com o tecido da parte de cima, e outra bainha é feita com o tecido de baixo.
- + a bainha da gola
-+ a bainha dos circulos

ET VOI LA!









Um kimono simples e muito rápido de fazer! Quem tem paciência para costurar à mão também o pode fazer :) Há outras formas e moldes para se fazer kimonos, espero experimentar outra técnica em breve! Mas esta é sem dúvida a mais simples. Não sou muito boa a explicar, e por fotos torna-se mais complicado, mas qualquer dúvida não hesitem, ok? :)

Boas costuras!

xxx


Kimono tutorial
Kimono sew tutorial

19 comentários:

  1. Bem, ficou espectacular!!!!! Lindo mesmo. E o tecido, um achado!!
    http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Ficou tão bonito! Que prendada! Realmente, encontra-se cada pechincha e há projectos tão simples que todas as mulheres ficariam a ganhar por costurar mais.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu estou a adorar costurar! era algo que queria aprender há muito tempo, desde sempre x

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. o tecido é lindo e o kimono ficou mesmo WOW! adoro o resultado final! :D
    foi já guardar este post para um dia recriar um para mim :)
    beijinhos *
    eighteen and a life

    ResponderEliminar
  5. O tecido é lindo lindo. Onde compraste tal achado? Ficou muito bonito e que bem que te fica...ambas as fitos estão maravilhosas. Muito bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ups, esqueci-me de mencionar! foi na loja Feira dos Tecidos em campo de ourique x

      Eliminar
  6. Olá Inês:
    O tecido desse kimono é mesmo muito fofinho!

    Se me permitires fazer-te uma pequena sugestão, para fazer o acabamento do "decote"/"gola"/abertura para o pescoço, experimenta cortar um pedaço de tecido com o corte igual à abertura, colocar frente com frente do lado de fora, costurar normalmente juntando as duas peças, ao virares esse pedaço de tecido para o interior e passares o ferro de engomar tens um acabamento impecável.

    não sei se me expliquei devidamente, não sou costureira nem conheço os termos técnicos mas costumo mandar confecionar roupa por medida e intrigava-me como a senhora costureira deixava o decote tão bem acabado e aprendi isto a observar.

    Já agora, não sei se já conhces: http://www.scribd.com/doc/32335098/Curso-completo-de-corte-e-costura-de-Gil-Brandao com moldes e medidas adequadas a tamanhos "standard" e mesmo lições de costura.

    O saber não ocupa lugar :)
    Felicidades para o blog e para a Madame Turbante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois, eu reparei nisso quando terminei! vou comprar uma fita para costurar na gola, fica melhor realmente :) sou novata nisto! muito obrigado xx

      Eliminar
  7. Obrigada pelo tutorial!
    És boa a explicar sim, eu percebi ;)
    Tenho que ir a uma loja de tecidos ver se arranjo um bonitinho tambem!

    Beijinhoo

    Espelho da Isabel

    *

    ResponderEliminar
  8. A peça ficou linda demais, mas ela está bem longe de ser um kimono. No máximo é uma blusa inspirada em um. É verdade que um kimono é fácil de fazer, mas é um pouco mais complicado do que fazer essa blusa.

    ResponderEliminar
  9. a peça ficou linda , MAS para mim é um caftã e não um kimono . tODO KIMONO é necessariamente aberto na frente . Mas o caftã ficou bonito .

    ResponderEliminar
  10. Acabei de encontrar este teu post, em pleno 2015, e estou babada! Vou tentar fazer!! :D
    Beijinhos xx

    ResponderEliminar

Poderá gostar de:

Related Posts with Thumbnails